Conheça a FOK


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 
FRANCISCO OSCAR KARNAL

Estrutura e funcionamento

      A E.M.E.F. Francisco Oscar Karnal funciona em três turnos: manhã, tarde e noite, nos seguintes horários: 7h e 30min à 11h e 50min; 13h e 10min às 17h e 10min e 19h às 23h, de segunda-feira à sexta-feira. 
      Atualmente (2012), a escola atende 550 alunos da pré-escola ao 4º ano à tarde, do 5º ano à 8ª Série de manhã e EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Ensino Fundamental no turno da noite. Contamos com 63 funcionários sendo 43 professores, 1 diretor, 2 vice-diretoras, 2 supervisores, 1 instrutor de banda, 2 secretárias, 2 bibliotecários, 5 serventes e 5 vigias.
     A escola conta com 12 salas de aula, 01 sala de reuniões/vídeo, 01 biblioteca, 01 Laboratório de Informática, 01 sala de Recursos Multifuncionais, 01 sala de professores, 01 ginásio coberto, 01 sala de artes, 01 sala de música, 02 pracinhas, refeitório, cozinha, secretaria, direção e supervisão. 
      Em 2012, a escola tem oferecido aos alunos oficinas de Artes, Informática e Música no turno oposto, sendo a música um dos destaques da escola perante a comunidade lajeadense. A partir de uma parceria com o Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT), também são oferecidas aulas de basquete, em turno oposto ao da escola. Percebemos que os alunos participam destes momentos com interesse e dedicação, o que contribui para o desenvolvimento dos seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais. 
    Contamos ainda com uma Sala de Recursos Multifuncional, 20 horas semanais, distribuídas nos turnos da manhã e tarde, destinada a atender alunos com Necessidades Educativas Especiais. Percebemos que este recurso vem contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem, visto que é um momento de trocas significativas entre sujeitos a fim de contribuir para a descoberta e a redescoberta do saber, baseado na crença de que todos podem aprender.
     A biblioteca é outro ambiente aberto aos alunos também em turno inverso para que possam realizar pesquisas e leituras, deixando-os mais próximos da escola e, consequentemente, longe da “rua”.

História da FOK no Bairro Santo Antonio 
 
        A história da escola inicia-se no ano de 1956, no Bairro Santo Antonio, na cidade de Lajeado, RS. Historicamente, este bairro apresenta múltiplas carências econômicas e sociais. 
         O bairro começou a crescer junto a um trilho de pedestres e carroças, na década de 50, próximo a uma fonte de água, conforme informações retiradas do site de Lajeado1. Com a fundação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Oscar Karnal, em 1956, o número de casas começou a crescer. Um barracão habitacional para 18 famílias foi construído em 1966, a partir dos investimentos da Irmã Reinalda Moesch, que fundou o Clube Beneficente de Senhoras Lajeadenses e envolveu a administração municipal nesta construção. 
       A partir de 1973, a população passou a ter uma assistência social mais sistemática, através da assinatura de convênios entre entidades do bairro com instituições do município, objetivando levar soluções técnicas e definitivas a problemas sociais e educacionais do bairro. 
       Hoje, o bairro cresceu muito e vem se modificando. A população, no geral, é formada por operários, mas muitos ainda estão desempregados ou são trabalhadores temporários. Neste contexto, também surgem problemas como: grandes índices de ociosidade, baixa escolarização, mão-de-obra desqualificada, violência causada pelo uso de drogas lícitas e ilícitas, desestruturação familiar, etc.
         O bairro conta com instituições que atendem muitos dos alunos da escola, dentre as quais citamos:

Projeto Vida - que proporciona atividades educativas para alunos com idades entre 06 e 14 anos, no turno oposto ao da escola;

Abaquar – ONG (Organização Não Governamental) que oferece gratuitamente às crianças e jovens do bairro oficinas de dança, música, futebol, informática, recreação, dentre outras;

SLAN – A SLAN (Sociedade Lajeadense de Auxílio aos Necessitados) atende crianças de 02 a 14 anos, em turno inverso ao da escola. Em sua proposta, encontra-se a realização de um acompanhamento aos temas escolares e conteúdos, a promoção de oficinas de música e o aprendizado de diferentes conhecimentos.
      Estas instituições, dentro de suas peculiaridades, auxiliam no desenvolvimento afetivo, cognitivo e social das crianças, o que acaba repercutindo também no aproveitamento escolar. 
     Importante salientar que a escola está inserida em uma realidade onde o acompanhamento da vida escolar das crianças nem sempre faz parte da rotina familiar, situação esta que repercute diretamente na aprendizagem dos alunos. A escola, com isso, assume a responsabilidade de dar este suporte aos alunos, criando estratégias que os ampare.


Referências: 

BAIRRO SANTO ANTONIO. Disponível em: <http://www.lajeado.rs.gov.br/home/show_page.asp?titulo=Bairros%20de%20Lajeado&categoria=Lajeado&codID_CAT=931&id_CONTEUDO=3356&INC=includes/show_texto.asp&imgCAT=> Acesso em: 09 dez. 2011.


Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Oscar Karnal.


Legislação que originou a escola

Segundo o livro Memórias das Escolas Municipais de Lajeado (2010, p.43 e 44):
  • Em 11 de junho de 1956, o Decreto de Fundação da Escola, 561, funda a escola.
  • Em 14 de outubro de 1977, o Decreto de Denominação nº1560, denominação e oficializa a escola que funcionava.
  • Em 13 de outubro de 1978, foi homologado o Decreto de Funcionamento, 1629, oficializando a atuação do educandário pela prefeitura do município.
  • Em 02 de dezembro de 1982, a Secretaria de Educação Estadual emitiu a Portaria de designação 30030, passando a escola a designar-se Escola Municipal de Grau Incompleto Francisco Oscar Karnal.
  • Em 10 de janeiro de 1989, a Secretaria Estadual de Educação (SE) assinou a portaria de Autorização de funcionamento de e séries, 116.
  • Em 1998, pelo Decreto nº5018/98, a escola passou a denominar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Oscar Karnal.
Referências:
Memórias das escolas municipais de Lajeado/RS. Organização Cristini Graebin... [et al.]. Lajeado, RS: Ed.da Univates, 2010.


CURIOSIDADES

QUEM FOI FRANCISCO OSCAR KARNAL?

    Segundo Decreto Municipal nº 561 de 11 de junho de 1956, Francisco Oscar Karnal, filho de josé rodolfo Karnal e de Amália Augusta Karnal foi o 2º intendente* eleito no município de Lajeado, cumprindo seu mandato no período regido entre 10 de março de 1902 a 20 de julho de 1908.
    Residiu anteriormente no município de Estrela - RS, onde foi secretário da Junta Provisória daquela comuna* , de 07 de agosto de 1890 à 20 de abril de 1891
     Em 14 de fevereiro de 1891 foi pelo então governador General Cândido Costa, ato nº 106, nomeado Major Fiscal do 39º Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional da Comarca de Santo Antonio de Estrela.
     Foi presidente do Conselho Escolar de Lajeado, Notário* e Oficial de Registro de Imóveis até o seu falecimento, ocorrido em 29 de novembro de 1915, sendo sepultado no Cemitério Evangélico de Lajeado.

Referência:
Decreto Municipal nº 561 de 11 de junho de 1956.

ORIGEM DA BANDEIRA DA ESCOLA

             A bandeira da escola teve sua origem num concurso  realizado no ano de 1998, entre os alunos da instituição para a criação do logotipo da instituição. A direção da entidade propôs aos alunos a criação de um logotipo para a escola nas aulas de artes. Como diversos alunos engajaram-se nesta proposta, realizou-se uma votação entre os professores para escolherem qual trabalho seria o merecedor de  representar a escola.
       O aluno Sidnei de Lima foi o vencedor do concurso, sendo seu trabalho registrado abaixo:

Posteriormente, através de uma livre interpretação do logotipo, criou-se a bandeira da escola, como a conhecemos atualmente:


Fontes:
Arquivos históricos da escola.
Relatos da secretária da escola: Lara C. Girardi

CONHEÇA ALGUNS AMBIENTES DA ESCOLA:

BIBLIOTECA MÁRIO QUINTANA: 




PRACINHA 1 


PRACINHA 2 




REFEITÓRIO
Pintura sobre a cadeia alimentar realizada por alunos da escola.


 GINÁSIO


Pintura interna do ginásio feita na oficina de artes









Pintura interna do ginásio feita na oficina de artes









LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA


SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS




SALA DOS PROFESSORES


PÁTIOS DA ESCOLA


Pátio do prédio 1 - entrada principal da escola.




Pátio entre os prédios 1 e 2.


Pátio entre os prédios 2 e 3.